Diretoria e Conselho de Administração

Conselho de Administração

Membros do Conselho de Administração Cargo Data de posse Término do mandato
Constantino de Oliveira Junior Presidente 14/05/2016 1 ano

O Sr. Constantino de Oliveira Junior cursou administração de empresas pela Universidade do Distrito Federal e participou do Programa Executivo de Gestão Corporativa da Association for Overseas Technical Scholarships.

É o Presidente do Conselho de Administração da Gol Linhas Aéreas desde 06 de julho de 2012, tendo sido Diretor-Presidente e membro do Conselho de Administração, cumulando ambas as funções, de março de 2004 a julho de 2012. O Sr. Constantino de Oliveira Junior é também, desde 2001, membro do Conselho de Administração e da VRG Linhas Aéreas S.A. (sucessora da Gol Transportes Aéreos S.A. em virtude da incorporação realizada em 30 de setembro de 2008), tendo sido Diretor-Presidente da VRG Linhas Aéreas S.A. entre 2001 a 02 de julho de 2012.

O Sr. Constantino de Oliveira Junior introduziu o conceito de "custo baixo, tarifa baixa" na aviação civil brasileira e foi escolhido como "Executivo de Valor" em 2002 e 2001 pelo jornal Valor Econômico, e como "Executivo Líder" no setor de logística em 2003 pelo jornal Gazeta Mercantil, e em 2008, foi nomeado "Executivo Ilustre" na categoria Transporte Aéreo na premiação GALA (Galería Aeronáutica Latinoamericana), patrocinada pela IATA.

Atualmente, o Sr. Constantino de Oliveira Junior é membro do conselho de administração da Gol Linhas Aéreas Inteligentes S.A. e da VRG Linhas Aéreas S.A.

O Sr. Constantino de Oliveira Junior tem 25% de cotas do Fundo de Investimento em Participações Volluto, que é proprietária de 62,74% da Gol Linhas Aéreas Inteligentes S.A.

Joaquim Constantino Neto Vice-Presidente 14/05/2016 1 ano

É membro do Conselho de Administração da GOL desde março de 2004. Adicionalmente, ocupa o cargo de Diretor de Operações do Grupo Comporte desde 1994. De 1984 a 1990, o Sr. Joaquim Constantino Neto esteve encarregado das operações de Reunidas Paulista. Desde 1990 até a presente data, ele é o Presidente da Breda Transportes e Serviços S.A. ("Breda Serviços"), uma companhia de transporte rodoviário de passageiros. Ele participa do Conselho de Administração da CMP Participações S.A. ("CMP Participações") que administra 2 mil ônibus na região do Paraná e São Paulo.

Atualmente, é membro do conselho de administração da Gol Linhas Aéreas Inteligentes S.A., membro do Conselho de Administração da VRG Linhas Aéreas S.A; membro do Conselho de Administração da CMP Participações; Diretor de Operações do Grupo Comporte; e Presidente da Breda Serviços.

O Sr. Joaquim Constantino Neto tem 25% de cotas do Fundo de Investimento em Participações Volluto, que é proprietária de 62,74% da Gol Linhas Aéreas Inteligentes S.A.

Ricardo Constantino Conselheiro 14/05/2016 1 ano

O Sr. Ricardo Constantino é membro do Conselho de Administração da Gol Linhas Aéreas Inteligentes S.A. Adicionalmente, ocupa o cargo de Diretor Geral do Grupo Comporte desde 1994. O Sr. Ricardo Constantino é membro do Conselho de Administração da Valmari Cosméticos S/A, BR Vias S.A. e da Global Aviation S.A. É o diretor geral da Agrodiesel S.A., empresa que presta serviços de suporte de suprimentos para todo o Grupo Comporte.

Boanerges Ramos Freire Conselheiro Independente 14/05/2016 1 ano

O Sr. Boanerges Ramos Freire é graduado e cursou mestrado em Economia na Universidade São Paulo (USP), pós graduou-se em administração na ESSEC Business School - École Supérieure des Sciences Économiques et Commerciales (Paris - França) e na FGV - Fundação Getúlio Vargas. Já atuou como professor em cursos de formação executiva, especialização e MBAs.

O Sr. Boanerges Ramos Freire tem mais de 31 anos de atuação focada em varejo financeiro. É presidente da Boanerges & Cia. Consultoria em Varejo Financeiro há mais de 11 anos, com mais de 110 projetos desenvolvidos. Tem 20 anos de experiência como executivo, tendo atuado como Vice-Presidente da Visa do Brasil, diretor estatutário da CSU CardSystem S.A., diretor da Credicard S.A. Administradora de Cartões de Crédito e auditor na KPMG Auditores Independentes. Foi também fundador e presidente do GSPP (Grupo Setorial de Pré-pagos) no período de 2010 a 2011.

É membro independente do Conselho de Administração da Companhia desde 22 de fevereiro de 2013. Atualmente, além de ser membro independente do Conselho de Administração da Companhia, o Sr. Boanerges Ramos Freire é sócio da Boanerges & Cia. consultoria em varejo financeiro.

Marcos Grodetzky Conselheiro Independente 14/05/2016 1 ano

O Sr. Marcos Grodetzky graduou-se em Economia na Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1978 e participou do Senior Management Program da - INSEAD /FDC em 1993. Com experiência de quase 30 anos na Indústria Financeira, exerceu funções no alto escalão de bancos, fundos de private equity/venture capital e no setor de cartões de crédito. Suas atividades envolveram os segmentos de Corporate & Investment Banking, Trade Finance, Asset Management e Produtos, com exposição em vendas, distribuição, estruturação de produtos, crédito e riscos, dentre outras.

Entre os anos de 2008 e 2010, foi vice-presidente de finanças e relações com investidores da Aracruz Celulose S.A. - Fibria S.A. Nos anos de 2010 e 2011, foi vice-presidente de finanças e relações com investidores da Cielo S.A. É sócio fundador da Mediator Assessoria Empresarial Ltda., empresa que desde 2011 atua com mediação entre empresas e acionistas, além de oferecer serviços de consultoria estratégica e financeira.

É membro independente do Conselho de Administração da Companhia desde 22 de fevereiro de 2013. Atualmente, além de ser membro do Conselho de Administração da Companhia, o Sr. Marcos Grodetzky é Presidente Executivo da empresa DGB S.A., holding pertencente ao Grupo Abril S.A. e controladora das empresas: Dinap - Dist. Nacional de Publicações, Magazine Express Comercial Imp e Exp de Revistas, Entrega Fácil Logística Integrada, FC Comercial e Distribuidora, Treelog S.A. - Logística e Distribuição, DGB Logística e Distribuição Geográfica e TEX Courier (Total Express) e é Diretor Financeiro da União Israelita Brasileira do Bem Estar Social - UNIBES, entidade filantrópica sem fins lucrativos.

Cassio Casseb Lima Conselheiro Independente 14/05/2016 1 ano

Cássio Casseb de Lima nasceu em São Paulo, é casado e tem duas filhas. Formado em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, foi presidente da Credicard, do Banco do Brasil e do Grupo Pão de Açúcar.

Foi conselheiro da Febraban, Fiesp (C.S.E.), Mastercard (LA), Coca-Cola (Retail LA), Localiza, Sadia, Visa (LA), Grupo Jereissati, (Shoppings Iguatemi e Oi! Telefonia), dentre outras. Atualmente é Conselheiro das Lojas Marisa, Netshoes (representando a Temasek Intl), Cetip, Instituto de Reciclagem do Adolescente e Senior Advisor do Banco Morgan Stanley no Brasil e da Principal Financial Group.

Nenhuma das empresas mencionadas acima fazem parte do grupo econômico da Smiles S.A. e tampouco são controladas por acionista da Smiles S.A. que detenha participação, direta ou indireta, igual ou superior a 5%. A Lojas Marisa detém participação na Netpoints Fidelidade S.A., coligada da Smiles S.A.

Fábio Bruggioni Conselheiro Independente 25/11/2016 Até a próxima Assembleia Geral Ordinária

O Sr. Fabio Bruggioni é Diretor Executivo (CEO) da e.Bricks Digital, empresa de investimento no setor digital, desde abril de 2011. Graduado em Administração de Empresas, com especialização em Marketing e passagens por programas de gestão em Harvard Business School, Insead e IESE Business School. Foi também vice-presidente do Grupo Telefônica, responsável pelos negócios de Telefonia, Internet, Banda Larga e TV por assinatura. Atuou ainda na área de negócios da Credicard. Entre seus desafios à frente da e.Bricks Digital estão a consolidação e a ampliação dos atuais negócios de internet e mobile, além da identificação e do desenvolvimento de novas oportunidades.

Diretoria Executiva

Executivos Cargo Data de posse Término do mandato
Leonel Dias de Andrade Neto Diretor Presidente 15/02/2017 Até a RCA que deliberar sobre as Demonstrações Financeiras relativas ao exercício social de 2017

O Sr. Leonel Dias de Andrade Neto é formado em engenharia civil e história pela UGF-RJ e possui especialização em administração e marketing pelo PDG-SP, tendo também concluído o Programa de Gestão Avançada do Insead - França. Ele possui experiência de 27 anos atuando na liderança de Instituições Financeiras, no segmento de varejo.

Entre 2006 e 2012, o Sr. Leonel Andrade atuou como executivo do Banco Citibank, ocupando as posições de Presidente da Credicard (Banco Citicard S.A.) e de Executivo de Banco de Varejo no Brasil. O Sr. Leonel Andrade foi, entre 2008 e 2009 membro do Conselho de Administração da Redecard S.A., entre 2011 e 2012, membro do Conselho de Admnistração da Elavon do Brasil S.A. e entre 2008 e 2012, Membro do Conselho de Administração do Banco Citicard S.A.

Marcos Antonio Pinheiro Filho Diretor Financeiro e de Relações com Investidores 15/02/2017 Até a RCA que deliberar sobre as Demonstrações Financeiras relativas ao exercício social de 2017

O Sr. Marcos Antônio Pinheiro Filho é formado em administração pela PUC-SP, possui MBA pela University of California (UCLA), tendo também completado especialização em Global Management na Universidad Adolfo Ibáñez - Chile.

O Sr. Marcos Antônio Pinheiro Filho trabalha há 8 anos no grupo GOL, em que ocupa posições-chave na área financeira desde 2009, tendo participado da concepção do projeto da Smiles desde o início. Desde janeiro de 2013, o executivo exerce a função de Diretor de Finanças e RI na Smiles, sendo responsável pelas áreas de Tesouraria, Planejamento, Pricing e RI..

Carlos Eduardo Carvalho Mauad Diretor Estatutário 15/02/2017 Até a RCA que deliberar sobre as Demonstrações Financeiras relativas ao exercício social de 2017

O Sr. Carlos Eduardo Carvalho Mauad é engenheiro mecatrônico formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, possui MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC e pós-graduação pela Universidade de Columbia.

Desde maio de 2013, o Sr. Carlos Eduardo Carvalho de Mauad é Diretor Comercial na Smiles, responsável pelo relacionamento e desenvolvimento de parcerias com bancos, empresas aéreas e varejo. Possui 10 anos de experiência no mercado financeiro e no segmento de fidelidade com passagem pela Credicard e pelo Banco Citibank, onde ocupou posições importantes, como: Gerente de Novos Canais e Superintendente de Aquisição, responsável pela estratégia comercial de aquisição de novos clientes bem como, implantação e desenvolvimento de canais de vendas.

Conselho Fiscal

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o conselho fiscal é um órgão societário independente da administração e dos auditores externos. O conselho fiscal pode funcionar tanto de forma permanente quanto de forma não permanente, caso em que atuará durante um exercício social específico quando instalado a pedido dos acionistas que representem, no mínimo, 2% das ações com direito a voto e cada período de seu funcionamento terminará na primeira assembléia geral ordinária após a sua instalação. As principais responsabilidades do conselho fiscal consistem em fiscalizar as atividades da administração, rever as demonstrações financeiras da companhia e reportar suas conclusões aos acionistas. A Lei das Sociedades por Ações exige que os membros do conselho fiscal recebam remuneração de, no mínimo, 10% do valor médio pago anualmente aos diretores da companhia. A Lei das Sociedades por Ações também exige que o Conselho Fiscal seja composto por, no mínimo, três e, no máximo, cinco membros e seus respectivos suplentes. O Estatuto Social da Smiles prevê um Conselho Fiscal de caráter não permanente, eleito unicamente a pedido dos acionistas da Companhia em assembléia geral. Atualmente a Smiles ainda não tem Conselho Fiscal instalado.