Diretoria e Conselho de Administração

Conselho de Administração

Membros do Conselho de Administração Cargo Data de posse Término do mandato
Constantino de Oliveira Junior Presidente 14/05/2016 1 ano

O Sr. Constantino de Oliveira Junior cursou administração de empresas pela Universidade do Distrito Federal e participou do Programa Executivo de Gestão Corporativa da Association for Overseas Technical Scholarships.

É o Presidente do Conselho de Administração da Gol Linhas Aéreas desde 06 de julho de 2012, tendo sido Diretor-Presidente e membro do Conselho de Administração, cumulando ambas as funções, de março de 2004 a julho de 2012. O Sr. Constantino de Oliveira Junior é também, desde 2001, membro do Conselho de Administração e da VRG Linhas Aéreas S.A. (sucessora da Gol Transportes Aéreos S.A. em virtude da incorporação realizada em 30 de setembro de 2008), tendo sido Diretor-Presidente da VRG Linhas Aéreas S.A. entre 2001 a 02 de julho de 2012.

O Sr. Constantino de Oliveira Junior introduziu o conceito de "custo baixo, tarifa baixa" na aviação civil brasileira e foi escolhido como "Executivo de Valor" em 2002 e 2001 pelo jornal Valor Econômico, e como "Executivo Líder" no setor de logística em 2003 pelo jornal Gazeta Mercantil, e em 2008, foi nomeado "Executivo Ilustre" na categoria Transporte Aéreo na premiação GALA (Galería Aeronáutica Latinoamericana), patrocinada pela IATA.

Atualmente, o Sr. Constantino de Oliveira Junior é membro do conselho de administração da Gol Linhas Aéreas Inteligentes S.A. e da VRG Linhas Aéreas S.A.

O Sr. Constantino de Oliveira Junior tem 25% de cotas do Fundo de Investimento em Participações Volluto, que é proprietária de 62,74% da Gol Linhas Aéreas Inteligentes S.A.

Joaquim Constantino Neto Vice-Presidente 14/05/2016 1 ano

É membro do Conselho de Administração da GOL desde março de 2004. Adicionalmente, ocupa o cargo de Diretor de Operações do Grupo Comporte desde 1994. De 1984 a 1990, o Sr. Joaquim Constantino Neto esteve encarregado das operações de Reunidas Paulista. Desde 1990 até a presente data, ele é o Presidente da Breda Transportes e Serviços S.A. ("Breda Serviços"), uma companhia de transporte rodoviário de passageiros. Ele participa do Conselho de Administração da CMP Participações S.A. ("CMP Participações") que administra 2 mil ônibus na região do Paraná e São Paulo.

Atualmente, é membro do conselho de administração da Gol Linhas Aéreas Inteligentes S.A., membro do Conselho de Administração da VRG Linhas Aéreas S.A; membro do Conselho de Administração da CMP Participações; Diretor de Operações do Grupo Comporte; e Presidente da Breda Serviços.

O Sr. Joaquim Constantino Neto tem 25% de cotas do Fundo de Investimento em Participações Volluto, que é proprietária de 62,74% da Gol Linhas Aéreas Inteligentes S.A.

Ricardo Constantino Conselheiro 14/05/2016 1 ano

O Sr. Ricardo Constantino é membro do Conselho de Administração da Gol Linhas Aéreas Inteligentes S.A. Adicionalmente, ocupa o cargo de Diretor Geral do Grupo Comporte desde 1994. O Sr. Ricardo Constantino é membro do Conselho de Administração da Valmari Cosméticos S/A, BR Vias S.A. e da Global Aviation S.A. É o diretor geral da Agrodiesel S.A., empresa que presta serviços de suporte de suprimentos para todo o Grupo Comporte.

Boanerges Ramos Freire Conselheiro Independente 14/05/2016 1 ano

O Sr. Boanerges Ramos Freire é graduado e cursou mestrado em Economia na Universidade São Paulo (USP), pós graduou-se em administração na ESSEC Business School - École Supérieure des Sciences Économiques et Commerciales (Paris - França) e na FGV - Fundação Getúlio Vargas. Já atuou como professor em cursos de formação executiva, especialização e MBAs.

O Sr. Boanerges Ramos Freire tem mais de 31 anos de atuação focada em varejo financeiro. É presidente da Boanerges & Cia. Consultoria em Varejo Financeiro há mais de 11 anos, com mais de 110 projetos desenvolvidos. Tem 20 anos de experiência como executivo, tendo atuado como Vice-Presidente da Visa do Brasil, diretor estatutário da CSU CardSystem S.A., diretor da Credicard S.A. Administradora de Cartões de Crédito e auditor na KPMG Auditores Independentes. Foi também fundador e presidente do GSPP (Grupo Setorial de Pré-pagos) no período de 2010 a 2011.

É membro independente do Conselho de Administração da Companhia desde 22 de fevereiro de 2013. Atualmente, além de ser membro independente do Conselho de Administração da Companhia, o Sr. Boanerges Ramos Freire é sócio da Boanerges & Cia. consultoria em varejo financeiro.

Marcos Grodetzky Conselheiro Independente 14/05/2016 1 ano

O Sr. Marcos Grodetzky graduou-se em Economia na Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1978 e participou do Senior Management Program da - INSEAD /FDC em 1993. Com experiência de quase 30 anos na Indústria Financeira, exerceu funções no alto escalão de bancos, fundos de private equity/venture capital e no setor de cartões de crédito. Suas atividades envolveram os segmentos de Corporate & Investment Banking, Trade Finance, Asset Management e Produtos, com exposição em vendas, distribuição, estruturação de produtos, crédito e riscos, dentre outras.

Entre os anos de 2008 e 2010, foi vice-presidente de finanças e relações com investidores da Aracruz Celulose S.A. - Fibria S.A. Nos anos de 2010 e 2011, foi vice-presidente de finanças e relações com investidores da Cielo S.A. É sócio fundador da Mediator Assessoria Empresarial Ltda., empresa que desde 2011 atua com mediação entre empresas e acionistas, além de oferecer serviços de consultoria estratégica e financeira.

É membro independente do Conselho de Administração da Companhia desde 22 de fevereiro de 2013. Atualmente, além de ser membro do Conselho de Administração da Companhia, o Sr. Marcos Grodetzky é Presidente Executivo da empresa DGB S.A., holding pertencente ao Grupo Abril S.A. e controladora das empresas: Dinap - Dist. Nacional de Publicações, Magazine Express Comercial Imp e Exp de Revistas, Entrega Fácil Logística Integrada, FC Comercial e Distribuidora, Treelog S.A. - Logística e Distribuição, DGB Logística e Distribuição Geográfica e TEX Courier (Total Express) e é Diretor Financeiro da União Israelita Brasileira do Bem Estar Social - UNIBES, entidade filantrópica sem fins lucrativos.

Cassio Casseb Lima Conselheiro Independente 14/05/2016 1 ano

Cássio Casseb de Lima nasceu em São Paulo, é casado e tem duas filhas. Formado em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, foi presidente da Credicard, do Banco do Brasil e do Grupo Pão de Açúcar.

Foi conselheiro da Febraban, Fiesp (C.S.E.), Mastercard (LA), Coca-Cola (Retail LA), Localiza, Sadia, Visa (LA), Grupo Jereissati, (Shoppings Iguatemi e Oi! Telefonia), dentre outras. Atualmente é Conselheiro das Lojas Marisa, Netshoes (representando a Temasek Intl), Cetip, Instituto de Reciclagem do Adolescente e Senior Advisor do Banco Morgan Stanley no Brasil e da Principal Financial Group.

Nenhuma das empresas mencionadas acima fazem parte do grupo econômico da Smiles S.A. e tampouco são controladas por acionista da Smiles S.A. que detenha participação, direta ou indireta, igual ou superior a 5%. A Lojas Marisa detém participação na Netpoints Fidelidade S.A., coligada da Smiles S.A.

Fábio Bruggioni Conselheiro Independente 25/11/2016 Até a próxima Assembleia Geral Ordinária

O Sr. Fabio Bruggioni é Diretor Executivo (CEO) da e.Bricks Digital, empresa de investimento no setor digital, desde abril de 2011. Graduado em Administração de Empresas, com especialização em Marketing e passagens por programas de gestão em Harvard Business School, Insead e IESE Business School. Foi também vice-presidente do Grupo Telefônica, responsável pelos negócios de Telefonia, Internet, Banda Larga e TV por assinatura. Atuou ainda na área de negócios da Credicard. Entre seus desafios à frente da e.Bricks Digital estão a consolidação e a ampliação dos atuais negócios de internet e mobile, além da identificação e do desenvolvimento de novas oportunidades.

Diretoria Executiva

Executivos Cargo Data de posse Término do mandato
Leonel Dias de Andrade Neto Diretor Presidente 15/02/2017 Até a RCA que deliberar sobre as Demonstrações Financeiras relativas ao exercício social de 2017

O Sr. Leonel Dias de Andrade Neto é formado em engenharia civil e história pela UGF-RJ e possui especialização em administração e marketing pelo PDG-SP, tendo também concluído o Programa de Gestão Avançada do Insead - França. Ele possui experiência de 27 anos atuando na liderança de Instituições Financeiras, no segmento de varejo.

Entre 2006 e 2012, o Sr. Leonel Andrade atuou como executivo do Banco Citibank, ocupando as posições de Presidente da Credicard (Banco Citicard S.A.) e de Executivo de Banco de Varejo no Brasil. O Sr. Leonel Andrade foi, entre 2008 e 2009 membro do Conselho de Administração da Redecard S.A., entre 2011 e 2012, membro do Conselho de Admnistração da Elavon do Brasil S.A. e entre 2008 e 2012, Membro do Conselho de Administração do Banco Citicard S.A.

Marcos Antonio Pinheiro Filho Diretor Financeiro e de Relações com Investidores 15/02/2017 Até a RCA que deliberar sobre as Demonstrações Financeiras relativas ao exercício social de 2017

O Sr. Marcos Antônio Pinheiro Filho é formado em administração pela PUC-SP, possui MBA pela University of California (UCLA), tendo também completado especialização em Global Management na Universidad Adolfo Ibáñez - Chile.

O Sr. Marcos Antônio Pinheiro Filho trabalha há 8 anos no grupo GOL, em que ocupa posições-chave na área financeira desde 2009, tendo participado da concepção do projeto da Smiles desde o início. Desde janeiro de 2013, o executivo exerce a função de Diretor de Finanças e RI na Smiles, sendo responsável pelas áreas de Tesouraria, Planejamento, Pricing e RI..

Carlos Eduardo Carvalho Mauad Diretor Estatutário 15/02/2017 Até a RCA que deliberar sobre as Demonstrações Financeiras relativas ao exercício social de 2017

O Sr. Carlos Eduardo Carvalho Mauad é engenheiro mecatrônico formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, possui MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC e pós-graduação pela Universidade de Columbia.

Desde maio de 2013, o Sr. Carlos Eduardo Carvalho de Mauad é Diretor Comercial na Smiles, responsável pelo relacionamento e desenvolvimento de parcerias com bancos, empresas aéreas e varejo. Possui 10 anos de experiência no mercado financeiro e no segmento de fidelidade com passagem pela Credicard e pelo Banco Citibank, onde ocupou posições importantes, como: Gerente de Novos Canais e Superintendente de Aquisição, responsável pela estratégia comercial de aquisição de novos clientes bem como, implantação e desenvolvimento de canais de vendas.

Marcelo Epstejn Diretor Estatutário 15/02/2017 Até a RCA que deliberar sobre as Demonstrações Financeiras relativas ao exercício social de 2017

O Sr. Marcelo Epstejn é formado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP, tem pós-graduação e especialização em Marketing e Finanças pela FGV e extensões pela New York University, pela Kellogg School of Management da Northwestern University, pela Stanford University e pelo Massachussets Institute of Technology.

O Sr. Marcelo Epstejn foi Diretor Corporativo de Marketing da Folha da Manhã, que edita os jornais Folha de São Paulo, Agora, entre outros. Na Credicard S.A. foi Superintendente de Planejamento de Operações, Diretor de vendas e Diretor de Marketing e Produtos. Entre 2006 e 2016, foi CEO do Universo Online S/A.

Conselho Fiscal

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o conselho fiscal é um órgão societário independente da administração e dos auditores externos. O conselho fiscal pode funcionar tanto de forma permanente quanto de forma não permanente, caso em que atuará durante um exercício social específico quando instalado a pedido dos acionistas que representem, no mínimo, 2% das ações com direito a voto e cada período de seu funcionamento terminará na primeira assembléia geral ordinária após a sua instalação. As principais responsabilidades do conselho fiscal consistem em fiscalizar as atividades da administração, rever as demonstrações financeiras da companhia e reportar suas conclusões aos acionistas. A Lei das Sociedades por Ações exige que os membros do conselho fiscal recebam remuneração de, no mínimo, 10% do valor médio pago anualmente aos diretores da companhia. A Lei das Sociedades por Ações também exige que o Conselho Fiscal seja composto por, no mínimo, três e, no máximo, cinco membros e seus respectivos suplentes. O Estatuto Social da Smiles prevê um Conselho Fiscal de caráter não permanente, eleito unicamente a pedido dos acionistas da Companhia em assembléia geral. Atualmente a Smiles ainda não tem Conselho Fiscal instalado.